Bye bye Canada: Brasileiros voltam a sua terra natal (reportagem)

16 01 2013

Achei na internet uma reportagem bem legal que fala sobre os brasileiros que moram no Canadá e que estão retornando para o Brasil. O autor da reportagem,  Marcio Rollemberg, do site Oi Toronto, entrevista alguns desses brasileiros que voltaram e analisa os motivos que estão levando os brasileiros a  deixar o Canadá. O autor também apresenta estatísticas bem  interessantes sobre o assunto.

Fazendo um resumo da reportagem, segundo pesquisa realizada pela Universidade Ryerson, situada em Toronto, 40% das pessoas que imigraram para o Canadá deixaram o país nos primeiros 10 anos. Outro dado interessante, é que cerca de 1.825 imigrantes brasileiros retornaram do Canadá durante os anos 2005 e 2011, segundo o IBGE.

A estabilidade econômica do Brasil e a dificuldade financeira em outros países são os principais fatores apresentados como responsáveis por atrair de volta esses imigrantes, mas não são os únicos, é o que diz Tadeu Oliveira, gerente de estudos e pesquisas sociais do IBGE. Ele diz ainda que a “forma como o imigrante se identifica com o país e a sua adaptação a uma nova cultura também pode influenciar na sua volta”.

Pra quem quiser ler a reportagem na íntegra, basta acessar o link abaixo:

http://oitoronto.com.br/21034/bye-bye-canada-brasileiros-voltam-a-sua-terra-natal/

Vou deixar meus comentários sobre o assunto para um próximo post.

 Um grande abraço,

Lucas

Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 01 2013
Lídia e Rafael

Gostei da temática da reportagem, justamente porque quem está no processo de imigração ainda no Brasil quase nunca tem acesso às histórias de pessoas que voltaram. Muita gente começa blogs quando está indo, mas quase ninguém escreve para explicar porque está voltando. É muito bom poder escutar um pouquinho do outro lado da moeda…

Por aoutro lado, achei a reportagem muito superficial e acho que eles pecaram quando decidiram comparar os brasileiros que imigram e voltam do Canadá com os brasileiros que imigram e voltam dos EUA e Japão. É um perfil TOTALMENTE difierente, as razões da ida e da volta são completamente diferentes também.

abraços,
Lidia

16 01 2013
Le Poussin père

Mais uma vez é claro: volta quem não está preparado psicologicamente para ficar longe da família ou quem tem ambições profissionais de ficar rico.

E nós sabemos que o Canadá não serve para isso. No entanto procuro muito e não acho pessoas com filhos pequenos que tenham decidido voltar. Isso reflete que as pessoas que se preocupam com qualidade de vida não retornam.

A preparação e a conscientização são o primeiro passo para o sucesso por lá. É assim que nós nos preparamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: