Trabalho x curso superior

2 12 2011

Grande parte das perguntas ou comentários que recebo é sobre cursos superiores e sua aceitação no mercado de trabalho aqui na Gringolândia, então resolvi escrever a respeito segundo o que eu vejo por essas bandas.

No Brasil, quanto mais graduação você tem, maiores são suas chances de ser bem empregado e ganhar bem. Normal um brasileiro pensar que quanto mais curso ele fizer antes de imigrar, mais fácil será sua vida. Sempre pensei assim. Porém, ao chegar aqui a gente descobre que o mundo não é bem como imaginamos.

Pode parecer absurdo, mas tem muita gente aqui que mal ouviu falar no Brasil, o que dirá de suas universidades. Dependendo então do domínio, a situação só piora. Médicos, dentistas, veterinários e advogados, principalmente, terão muita dificuldade em conseguir trabalhar na sua área e ocupar a mesma posição que tinham no Brasil. Vai levar tempo, dinheiro, esforço e muita dedicação para conseguir entrar nas devidas ordens. Uma vez conseguido, creio que muitas portas se abrirão, mas até lá, preparem-se para muitos obstáculos.
Os enfermeiros e engenheiros também precisam entrar na ordem, mas pode-se dizer que os caminhos são mais abertos que os casos acima.

Para a área de informática, há muitas portas abertas, mas a experiência falará bem mais alto que um curso.

Se você fez vários cursos superiores em diversas áreas diferentes ou é aquela pessoa que “faz de tudo um pouco”, algo super valorizado no Brasil, prepare todo seu idioma para explicar porque atira pra todo canto. Não é muito bem visto por aqui, pois quer dizer que você não é especialista em alguma coisa rsrs
Quanto mais formação, mais as pessoas acham que você deve ganhar muito Aí você pode perder uma vaga porque o empregador acha que você sairá na primeira oportunidade que tiver. Nesse sentido, é por isso que os currículos devem ser direcionados para a vaga que você está tentando pegar, às vezes é até bom esconder umas qualificações.

Enfim, o assunto é longo e polêmico, mas é preciso colocar na cabeça que a cultura no mundo gringo é diferente da nossa e é preciso estar preparado para enfrentar isso, pois menor será a sua frustração depois.
Pesquise muito à respeito de sua área antes de imigrar para evitar surpresas desagradáveis…

Anúncios

Ações

Information

4 responses

2 12 2011
Carina

Ola!!!

Uma coisa que nao entendo aqui e o porque de voce ser “faco de tudo um pouco” nao ser bem visto. Eles querem um especialista em area X como voce citou e nem pensar em contratar um over qualified. Mas, quando vc entra na empresa comeca um cross training e vc acaba fazendo de tudo um pouco e e bem visto quando consegue mostrar que e capaz de aprender rapido e fazer servicos que nao sejam especificos da sua area. E o que esta acontecendo comigo agora. Deveriam assumir que um “se vira nos 30” e tudo o que eles querem! Rs!
Mas, como citado no post, guarde os seus segredinhos e use na hora certa!

Abracos,

Carina

4 12 2011
Cesar

Realmente, os currículos tem que ser muito bem preparados, na medida.

E a vida segue…

17 01 2012
MARCIA ZAKARIA

Oi Roberta, tudo bem por aí?
Nem sei se você ainda lembra de mim…. Faz um tempo que não venho por aqui 🙂 E então, finalmente aconteceu! Estamos com os passaportes e as passagens compradas, mas só vamos chegar no último dia de julho. Estamos indo morar em Gatineau. Queria saber se você poderia me dar uma dica, você teria um modelo legal de C.V., para “québecois ver”, rsrsrs Me inspirei no post acima – se tiver alguma dica vou adorar.
Um grande abraço e um ótimo 2012!
Márcia Zakaria

2 02 2012
Camila Rodrigues

oi, mandei um email no: roberta.leite@gmail.com, se puder responder 🙂
obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: