Enfim, um ano…

8 07 2010

Há exato 1 ano, nós chegávamos ao Québec empolgados e apavorados ao mesmo tempo. Tudo é novidade, tudo é festa quando se chega. Há muito o que se ver, há muito o que se conhecer; você começa a testar seu nível de fluência da língua. Alguns tem mais facilidade, outros menos, mas todo mundo enfrenta dificuldade no início. Pedir o primeiro combo no McDonalds é no mínimo engraçado e você vai evoluindo a cada pedido.

Olhando para trás, parece que estamos aqui há um século. Tudo é muito intenso, os sentimentos são os mais variados possíveis e a conclusão é quase sempre a mesma : é mais difícil do que esperávamos. A saudade da família e dos amigos, a dificuldade com a língua, as barreiras para arrumar emprego e para lidar com as finanças, as diferenças culturais e climáticas, o preconceito (a essa altura do campeonato você sabe que existe), tudo isso te afeta de uma forma única e é impossível saber como nos sentiremos sem passar por isso de verdade. Por isso que a grande questão “Vale a pena ou não imigrar?” possui respostas diferentes, já que cada um sabe onde seu calo dói, qual é o seu limite e qual é o seu objetivo de vida.

Nosso saldo após um ano é positivo. Aprendemos demais, abrimos nossa cabeça, priorizamos nossa vida. Choramos juntos às vezes por uma situação ou outra, mas continuamos sorrindo das descobertas que fazemos a cada semana. Temos uma situação até estável, temos conforto em casa, inclusive mais conforto do que tínhamos em Brasília, pois as coisas aqui são mais acessíveis.

Mas continuamos fazendo planos e lutando por nosso espaço… Nossa rotina é mais concreta e a vida está bem mais tranquila após um ano. Posso te dizer com toda a certeza de que os primeiros seis meses são os mais difíceis e completar um ano tem um gostinho de vitória por ter sobrevivido até aqui. Como eu já disse, não é fácil e eu não estou exagerando. A língua continua sendo a maior barreira, pois o francês é extramente complexo, mas tudo depende de esforço pessoal.

Um conselho? Mente aberta, tolêrancia, paciência, humildade e conjugação verbal afiada fazem a diferença.

Enfim, os desafios são grandes, as batalhas são árduas, mas continuamos na luta pela adaptação.
E que venha o próximo ano!

Anúncios

Ações

Information

10 responses

8 07 2010
Ju

Parabéns!!! O seu post relata exatamente o que é a vida de imigrante… Que vocês tenham mais e mais vitórias nos anos que virão.

Abraços,

Ju.

8 07 2010
Danielle Almeida

obrigada por compartilhar conosco um pouco da experiencia de vcs e acho bom mesmo que futuros imigrantes leiam tais relatos e comecem a perceber que não deve ser nada fácil morar longe de tudo o que mais amamos

8 07 2010
Bruna

Oi Ro ^-^ ,
Parabéns por esse maravilhoso ano de vitórias, torço por vcs, q continuem lutando sempre .
bjs Bru

9 07 2010
Ellen

Caramba… Nem dá para acreditar que já passou um ano desde que vocês chegaram… Quem acompanha o blog tb “vive” um pouquinho com vocês a experiência, os perrengues, e é claro, os sucessos. Parabéns pelas conquistase que venham ainda muitas outras!!!
Abraços,
Ellen

9 07 2010
P

estão bem certos. eu apenas passei da marca de um mês de canadá. mas dá pra sentir na pele, especialmente a língua e a intensidade dos acontecimentos. IGUALZINHO como você muito bem disse, sem exageros, bem correto isso. é muito recomeço junto e, pra quem é muito orgulhoso ou teimoso, imigrar deve ser uma experiência que beira o impossível.
ainda bem que nós somos abertos e, abertos, vamos colhendo os frutinhos!

10 07 2010
César

Por isso cada vitória deve ser comemorada, pois as dificuldades são inúmeras e com dedicação, fé e garra continuamos em frente.

E a vida segue…

10 07 2010
Thiago Ticchetti

Um ano pessoal! parece que foi ontem que meu vizinho de baia era o Lucas…se bem que ainda é o Lucas, mas o “New Lucas” hahahahahahaha.
Muito sucesso a vocês. abraços

13 07 2010
Marcela

PARABÉNS!!! ADORO LER OS POSTS DE VCS…ESTAMOS MUITO ANSIOSOS!NÓS ESTAREMOS CHEGANDO AI EM VILLE DE QUEBEC NO DIA 02 DE SETEMBROOOOOO!!! ABRAÇOS!

15 07 2010
merciquebec

Puxa…01 ano, parabéns pessoal! Não é fácil mesmo, eu e minha esposa também estamos no processo (inclusive já fizemos nosso bazar e vendemos todas as nossas coisa aqui em casa ) e nós pretendemos ir pra Montreal em setembro. Inclusive gostaria de poder conversar mais com o Lucas, pois sou da área de 3D, trabalho com isso a muitos anos aqui no Brasil e acho que poderiamos trocas umas idéias. Bem é isso…continuem assim que o esforço de vcs. será recompensado.
Forte Abraço.
Cleber Marchetti.
clebermarchetti@gmail.com

9 08 2010
Rodrigo

olá, parabéns por todo período e conquistas. Lembro que já envie um comentário para vcs a um tempo, ainda estava iniciando o processo, bom cheguei ao Canadá 30 de Julho 2010, gostaria de saber se teriam alguma dica ou contato de oportunidades em minha área, sou administrador.
Ps. se possível, me enviem o msn ou skype para contato.
Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: