Dando Notícias e Dicas sobre o mercado de 3D

6 04 2010
Olá, pessoal!

Faz tempo que eu não escrevo aqui no blog, mas o motivo é nobre, tenho estudado muito… Meu curso termina no final do ano e, a cada aula que passa, os professores mandam mais trabalho para casa. É um curso muito prático, então quanto mais eu me dedico mais eu aprendo. No tempo livre (raro no momento) tenho que me dedicar a tutoriais sobre animação na internet, como Digital Tutors e The Gnomon Work Shop e também a um projeto pessoal de um pequeno filme. Toda essa dedicação tem um motivo: quero conseguir um emprego na área já no primeiro semestre de 2011 e tenho que fazer um bom portifólio pra isso.

Pra quem deseja estudar animação 3D ou programação de jogos aqui em Québec:

Collège Bart

Collège O’ Sullivan

Cégep de Ste-Foy

Cégep de Limoilou

Um link muito legal para quem deseja trabalhar na área de games no Canadá é o site da AFJV  (Employment Portal for the Canadian Video Game Industry) que é um portal de ofertas de empregos onde todas as empresas da área divulgam suas vagas. Para quem quer trabalhar com jogos, Montreal e Québec são as melhores opções, agora, para quem quer trabalhar com filmes, o melhor é Vancouver. Porém, um curso em Québec custa no máximo $7.500.00 ao ano e em Vancouver $ 47.000.00, que dizem ser a melhor escola de animação, a VFS.

Pra acabar o post, vou colocar aqui o último trabalho que fiz:

Projeto By Digital Tutors

Um grande abraço,

Lucas

Ações

Information

12 responses

6 04 2010
w1ngnutz

Oi Lucas,
estou partindo pra MTL em breve e tb penso trabalhar nesta area, so q como desenvolvedor mesmo. Vc chegou a pesquisar o mercado antes de entrar no curso? Pelo site q vc passou tem bastante oferta mas precisa de pelos menos 2 anos de experiencia. Oq vc acha dos cursos dai? E a faixa salarial? Pode explicar pra gente?

Um abs.

7 04 2010
Roberta

Respondendo alguma coisa pelo Lucas:
O curso dele não é na área de desenvolvimento, mas ele pesquisou sim o mercado de 3D antes de entrar no curso.

Eu sou desenvolvedora e pesquisei algumas coisas em Montréal. O que eu posso dizer é que a concorrência é grande e vc tem que saber bem o francês E o inglês. E os caras valorizam muito a experiência, como no Brasil.

Boa sorte!

7 04 2010
w1ngnutz

Oi Roberta, obrigado pela resposta!
Desculpe, pois posso estar sendo preguiçoso pois ainda não pesquisei o mercado para perguntar com convicção mas assim mesmo vai: aqui no Brasil eu tenho certeza que fazer um curso destes é perda de tempo pois não há mercado, ao contrário de Montreal onde o mercado é muito grande. Como é ai, na próprio curso vcs recebem dicas dos professores sobre como se alocar, como preparar o portifolio e coisas do tipo? E em relação à experiência: as empresas do ramo normalmente pedem experiência anterior, coisa que um aluno que acabou de sair do curso nunca teve – pq senão ele já teria a experiência… como fica este ponto ai? As empresas anunciam nas escolas vagas para recém-formados?

Obrigado.

8 04 2010
Roberta

Olha, os professores dão dica para o portifólio sim e dizem que se seu portifólio for muito bom, não interessa se vc não tem experiência. As empresas desse ramo não querem saber se vc estudou no colégio X ou Y e sim se vc sabe o que está fazendo e se é bom nisso.
Enfim… É o máximo que conseguimos responder pra vc. Não fazemos idéia do resto.
Boas pesquisas e boa sorte!

7 04 2010
Paulo Kanawati

Nossa, muito bom este post. Ja salvei aqui nos favoritos.

O curso que de 3D que vc esta fazendo é DEC ou AEC? É em ingles? Ta dando pra conciliar com a francisacao?

Eu comentei aqui uma vez que tinha visto o da Dawson’s College em MOntreal e que tinha achado excelente. O curso é todo em ingles. Mas vou dar uma olhada nesses sites que vc passou.

Parabens pelo trabalho! 🙂

7 04 2010
Roberta

Respondendo pelo Lucas:
O curso é em francês e tem duração de 1 ano. Ganha um certificado no fim. Lucas não está fazendo francisação, mas o curso dele dura o dia inteiro. Pra fazer francisação, só se fosse em alguns dias à noite. Mesmo assim é bem difícil, pois tem bastante tarefa para casa.
Boa sorte!

7 04 2010
Gabriel

Fala, Lucas. Muito bom o trabalho. Parabéns!
Comecei a estudar modelagem 3D aqui no Brasil e desembarco na cidade de Québec em junho próximo…

Já tinha lido aqui no blog de vcs que vc estava fazendo um curso de 3D aí, mas tinha faltado tempo pra escrever pra vcs… agora vai! 😉

Até agora, pesquisei sobre o curso de animação (sempre quis partir pra essa área) do cégep Limoilou e estou propenso a fazê-lo… mas vou dar uma olhada com calma nos links do teu post.

Vou escrever novamente pra vcs quando já estiver por aí… de repente a gente marca uma cerveja pra trocar idéias da terceira dimensão!

abração et bonne chance!

2 06 2010
Diego Furtado

Primeira vez que estou visitando este blog, mas gostei muito. E já coloquei nos meus favoritos. hehehe.. ^^

Minha dúvida é quanto a escolas deste nível de aprendizado em 3D… mas que fosse em inglês, não em francês.
Sei que o francês também reina aí, mas voce conhece alguma em ingles? =D
Fora a VFS (que é muuuito cara)

Abraços,
bom desenvolvimento em 3D.

7 06 2010
Roberta

Olá, Diego, se vc quer estudar em inglês, Ville de Québec não é o lugar na área de 3D, pois os cursos são todos em francês por enquanto.
Boa sorte!

6 08 2010
Carolina

Vou pra vancouver em março. já fiz o curso de 3dmax basico e avançado e estou começando o de personagens.
não sou nenhuma crack no assunto, mas quero me especializar ainda mais.
Alguma outra dica para escola de 3d em vancouver?

25 10 2010
Diego Ortega

Olá,

Tambem gostaria de dicas de escolas de 3D em Vancouver! Quero ir para Vancouver, estudar inglês, e quando estiver com um inglês a ponto que eu entenda o que as pessoas dizem, gostaria de entrar em uma escola para dar continuidade nos meus estudos de 3D.

Vocês tem o nome de algumas escolas de CGI, tanto voltado para Cinema ou Games?

23 12 2010
Henrique Andrade

Muito bom o post e os comentarios do pessoal. Tambem estou iniciando na area de 3d mas ainda nao fiz curso, e estava pensando em ir estudar no Canadá que possui cursos bons e acho que demanda de serviços tbm. O grande problema é que nao manjo absolutamente nada de frances. Inclusive quando estava pesquisando no Google buscava alguma escola em Toronto porque detesto chuva rsrs e ai Vancouver num rola, alem do preço que é inviavel. Vcs tem alguma informação sobre as escolas de Toronto? Vlw mesmo. Abçs

Deixe um comentário

