Último Post do Ano – Resumo, Impressões, Dicas e Desabafo…

23 12 2009

Olá, pessoal!

Já faz bastante tempo que eu não posto aqui no blog. Durante esse último trimestre me dediquei somente a faculdade e ainda faltou tempo… 🙂 A vida já entrou na rotina e agora as novidades vão diminuindo. Os últimos 5 meses foram intensos. Sentimentos na flor da pele e um turbilhão de emoções nesse período. Aprendemos muito até aqui, mas não tem sido fácil.

Essa primeira sessão do curso na Universidade de Laval foi muito importante. Aprendi muito e ao mesmo tempo cheguei a conclusão de que esse curso universitário não vai atender o meu projeto profissional. Tranquei o curso na Laval e fiz minha matrícula no curso de Animação 3D em uma escola técnica. Vou poder continuar a utilizar o empréstimo do governo para pagar o curso e também receber a bolsa de estudos.

A Roberta está trabalhando há 3 meses e adorando a nova experiência. Ela é a única estrangeira da empresa, mas o pessoal tem sido muito legal em relação ao idioma e outras coisas mais. Falando nisso, no final de semana fomos a festa de confraternização da empresa que ela trabalha. Tirando alguma piadas que não entendemos, a festa foi muito bacana. Posso dizer que foi igual as festas no Brasil (e eles também dirigem depois de tomar umas).

Aprender francês tem sido um grande desafio. É muito mais difícil do que pensávamos. Claro que em cinco meses o nosso francês melhorou bastante, mas ainda falta muito, muito mesmo, para chegarmos em um nível avançado. Entendemos muita coisa, perguntamos quase tudo (e as vezes nao entendemos a resposta) e desse jeito vamos levando. 🙂

A experiência de viver em outro país está sendo fantástica. Estamos felizes com as nossas escolhas. Conhecer outra cultura, ter acesso a 1001 coisas que não podíamos ter no Brasil (por diversos motivos), segurança e qualidade de vida são uns dos vários motivos que fez a nossa imigração valer a pena, mas ao contrário do que diz a propaganda de cartão de crédito, isso tem um preço e não é barato.

A saudade do Brasil, da família, dos amigos, o frio e a neve são coisas básicas, você vem sabendo que vai passar por isso, mas existem coisas que você pode evitar. Planejem bastante antes de sair do Brasil. Segurem um pouco a vontade de chegar no Canadá e guardem o máximo de dinheiro possível. Evitem também de chegar entre os meses de dezembro e fevereiro.

Se você não é da área de TI venha preparado para ficar algum tempo sem emprego ou venha com um bom nível de francês. Nas suas pesquisas você vai encontrar várias vagas de emprego, mas o fato de você ser imigrante pesa muito, pois acreditem, aqui ainda tem muito preconceito e as vezes você nem é chamado para a entrevista, pois no currículo não tem experiência canadense.

Já vimos de tudo por aqui. Pessoas voltando para o Brasil, casal se separando, crises intermináveis nos casamentos e tudo relacionado as dificuldades da imigração. Pessoas sem dinheiro, sem trabalho, recebendo ajuda do governo, pegando comida toda semana na igreja, etc. Não vejo problema nenhum nisso, mas se você quer manter pelo menos o mesmo padrão de vida do Brasil, venha preparado.

Pesquisem bastante a provincia e a cidade onde vocês vão morar nos próximos anos. Conhecemos muita gente que pensa em sair do Québec. Alguns por causa do sistema de saúde, outros por causa do francês ou por questões profissionais, etc. Atualmente estamos bem e felizes aqui. Temos nossos objetivos em Québec, mas depois de realizados poderemos ir para qualquer lugar no Canadá. Se você já fala bem inglês, pense nisso…

Que fique bem claro uma coisa, essas são as minhas impressões. Não é a verdade absoluta, mas é o que vivemos e vimos até aqui. De forma alguma quero desencorajar alguém. Venham, pois o Canadá é um país maravilhoso e a experiência compensa, mas venham com o pé no chão… 🙂

Bom, acho que é isso. 2009 foi um ano importante para nossas vidas, grandes mudanças aconteceram e também um ano muito triste, que deixará marcas em nossos corações pra toda vida. A Roberta perdeu o pai querido e eu um grande amigo (após 14 dias da nossa chegada ao Canadá) e hoje um dos nossos « combustíveis » para enfrentar tudo isso é saber do orgulho que ele sentia pela nossa coragem e determinação.

Um pouco antes de falecer meu sogro escreveu um texto muito bonito chamado O PARADOXO, onde ele fala um pouco de tudo do aconteceu no ano 2008. Fala de várias conquistas e também de perdas, principalmente da sogra dele (vó Aracy), que faleceu nesse ano. Ele termina o texto da seguinte forma : «Ano em que calei… por não saber explicar o que não posso compreender! Eu perdi… Você perdeu!!! 2008… o ano em que sobrevivi! ».

É com esse sentimento que chego ao fim do ano de 2009. Um ano em que ganhamos muito (e agradeço a Deus por isso), mas a perda foi maior. Parafraseando meu sogro nesse texto, digo: que venha 2010 e seus desafios!

Desejamos de coração um FELIZ NATAL para todos e um ANO NOVO maravilhoso! Aproveito para agradecer a todos os familiares que vem dando apoio ao nosso projeto, aos amigos do Brasil e aos que estão aqui e aos leitores do nosso blog e me desculpem também pelo tamanho do post… rsrsrsrs

Termino esse enorme post com um comentário deixado pelo sogro aqui no blog no dia 29/06/2009. Esse tipo de apoio que recebemos é que não tem preço…

“Filha,

Estou feliz com a decisao tomada por você e Lucas, de conhecerem e experimentarem a vida no exterior. Sentimento dividido: de pai de uma única filha, que de repente informa que está partindo em busca de novos horizontes e objetivos. Sensação de perda da presença física, do vazio, da distância e da saudade antecipada! Euforia de uma pessoa que conhece os 5 continentes e sabe que existe vida além de nosso pais, maravilhoso sim, mas também, tremendamente INJUSTO, para com seus filhos.

Não tenho dúvidas de que vai ser um marco na vida de vocês, indpendentemente do tempo de permanência, ainda que definitiva, mesmo nada sendo definitivo. De meu lado, estarei torcendo ao mesmo tempo em que saberás que sou parte de seu projeto de vida, qualquer que seja ele e que seu pai sempre será um porto seguro onde poderá tornar, se quiser e quando quiser.

Será feliz sim, como o foi até agora filha minha, pois você nasceu loura e linda, como seu pai, e vivemos a vida de forma plena e de booooooooooooaaaaa.

Valdo S. Leite em 29.06.2009.’’

Um grande abraço,

Lucas Sanromã

Ações

Information

16 responses

24 12 2009
Claudia

Emocionante o comentário do sogro, que de simples comentário acredito que tenha se tornado um verdadeiro tesouro pra vcs, uma lembrança viva de uma pessoa querida e amada.
Infelizmente o ano de 2009 foi de grandes perdas pra mim também, mas ces’t la vie.
Que 2010 seja um ano repleto de realizações a todos nós, que Deus esteja junto de vcs sempre, que todos os planos e sonhos sejam realizados. Tudo de melhor a vcs, um ótimo natal….nos “vemos” em 2010.

24 12 2009
Alice

Puxa… Assim não vale! Estou emocionada.
Esse nosso projeto não é mesmo nada fácil e tem um alto custo financeiro e, principalmente, emocional. A família é que nos dar força para continuar e estar longe deles nessa época do ano é uma tortura, mas é isso… é o preço.
Bonne chance à vous!
Joyeuses fêtes!
Alice

24 12 2009
Ju

Muito bom o seu texto, é tudo assim mesmo por aqui. Nós estamos em Montréal e chegamos em agosto, as experiências são muito parecidas. Só queria dizer que essa história de profissional de TI com emprego garantido, não é verdade absoluta, infelizmente. Se vc não tem um francês muito bom e nem experiência canadense, é difícil também.
Feliz Natal pra vcs e um 2010 maravilhoso!

24 12 2009
Clycida

Filho,
Me emocionei com suas palavras e, claro, com as palavras de Valdo que é, sem dúvida, uma pessoa inesquecível pelo seu vigor, seu humor, seu amor, etc…
Sempre torci por vocês e estarei sempre torcendo, (não preciso ficar dizendo toda hora, né ? rsrsrs) mas acho que não vou deixar Vanda ir morar aí se não tiver mais madura para aguentar o “tranco”.
Lembra da brincadeira em Disney (foto antes de falar com a mamãe e foto depois de falar com mamãe)?
É, e “a ficha está caindo”, ficar sem vcs está “fo….”, digo, está “difícil”. Sinto muitas saudades.
Imagina, ficar sem a última ao meu lado. Acho que com a idade estou ficando egoísta.
Mas vamos ver. O tempo dirá.
Depois, você tem que me contar esta história direitinho da troca de cursos.
Amo vocês,
Clycida

25 12 2009
Jayson e Leandra

Obrigado Lucas. Somente podemos agradecer pelo maravilhoso post.
Esse é o combustível que procuramos aqui. Otimismo, olhar pra frente, perseverança, amizade. É assim que poderemos enfrentar qualquer desafio ou obstáculo.
Sejamos mais felizes e otimistas em 2010 e assim por diante meu amigo.
Feliz Natal e Excelente 2010 para todos nós.
Jayson e Leandra.

25 12 2009
Ricardo Malaman

Quanta emoção heim.

Um feliz Natal pra vocês !!!!

Abração

Ricardo e Caia

26 12 2009
Pati

Olá Lucas, escelente post, muito pé no chão, mas com o foco ajustado sempre para frente. Desejo a vocês um maravilhoso 2010. Sei que o processo de imigração trata de perdas e ganhos e definitivamente a perda de um pai / sogro é algo difícil de imaginar. Que Deus abençoe e fortaleça vocês!

29 12 2009
Luciana

Oi Roberta, o seu blog está maravilhoso, não o conhecia. Parabéns! Alice me passou o link porque estou com a idéia de adotar um gatinho do Brasil e estou vendo a melhor maneira e a menos custosa de fazer isso. Emocionante a mensagem de seu pai. Não sei se você lembra, eu perdi a minha mãe assim de repente, como no caso do seu pai, quando estava com três meses de gravidez da Isadora. Me aconselharam a não viajar para o Brasil por este motivo. Assim que tive que despedir-me dela em pennsamento.

Onde quer que o seu pai esteja, ele está muito orgulhoso de você e de seu marido e com certeza está desejando o que há de melhor para todos.
Um 2010 cheio de luz para vocês.

Bjs

Luciana

30 12 2009
Paulo Kanawati

Gostei muito do texto. Sempre procuro ler sobre pessoas com o pe no chao que conseguem falar bem tanto das coisas boas quanto das dificuldades.

Estamos nos preparando pra chegar em Montreal em 2010, tentando conter o entusiamo para nao esmorecer diante dos desafios, que sei que serao muitos.

Eu gostaria de trocar algumas informacoes com vc sobre o curso de Animacao 3D que vc citou no post. Estou muito inclinado a fazer o da Dawson’s College. Vc o conhece? É bom?

Aqui no Brasil eu trabalho com seguranca da informacao, mas desde que comecei a fazer uns cursos de 3D na minha cidade eu me apaixonei pela area. Meu professor sempre fala muito bem do campo de trabalho 3D no Canada (inclusive ele esta indo fazer uma especializacao em Vancouver).

Se quiser entrar em contato via e-mail, fique à vontade.

Feliz 2010.

1 01 2010
Daniela

Oi pessoal,

Acabei de entrar no blog pela primeira vez. Parabéns pelo texto. Muito “pé no chão”. Estamos de partida pra Vancouver no fim deste mês mas já fomos imigrantes em outro país por 8 anos e sabemos bem das dificuldades.

Meu marido às vezes de incomoda com o fato de que a grande maioria das pessoas só fala do lado bom, como se fosse fácil conseguir tudo logo na chegada. É importante que fique registrado em algum lugar o que iremos encontrar ao iniciar a vida em outro país, o lado bom (que é muito bom mesmo), mas também o lado não tão fácil…

Quanto à perda de vcs, é difícil mesmo, mas tenha certeza que seu pai/sogro está satisfeito em ver vcs progredindo no sonho que escolheram.

Um abraço e feliz 2010, como muito progresso para todos nós!

Daniela, Theo e Marcello

1 01 2010
Thiago Ticchetti

Fala Lucas! Muito legal! feliz 2010!
Esramos pensando em passar o Natal em NY e depois o reveillon num cruzeiro saindo de Miami. Quem sabe a gente não se encontra? abraços!

3 01 2010
Andreia e Dmitri

Puxa, foi a primeira vez que entramos no blog de vcs, e bem por acaso, e nos deparamos com uma mensagem tão linda.
Ficamos emocionados.
Abraços carinhosos, e votos para um 2010 maravilhoso.

Andreia e Dmitri

4 01 2010
Simone

Oi Pessoal, gostei muito do post. Cansei de ler post sobre a vida cor de rosa que existe aqui e da super ultra adaptação coisas irreais. Realmente tem sido maravilhoso morar aqui no Canadá, mas temos lutas, muita lutas, graças a Deus temos vencido, mas é nescessario ter os pés no chão. Um Feliz 2010 pra vcs.

6 01 2010
Pati

Só retificando… quis dizer “excelente” lá em cima… Isso é que dá digitar correndo!

14 01 2010
Priscila

Oi pessoal,

Em primeiro lugar, parabéns pelo post!Voces são muito objetivos e realistas e esta característica esclarece muitos que ainda estão aqui.
Gostaria de saber como foi a questão do primeiro emprego para a Roberta. Tipo, foi na área ou algo totalmente diferente do que ela fazia no Brasil? O processo seletivo foi difícil?
Vocês estão conseguindo emprego/estudos via ajuda do MICC (estão com um agente que está auxiliando voces) ou estão por conta prórpia?
Resposta , por favor, para o e-mail acima citado, ok?
Abraço,
Priscila

30 01 2010
Daniel

Oi Lucas e todos q estão lendo;
Eu, minha esposa e filha estamos indo em 2010 para Quebec ville, estamos no processo federal.
Emocionante mesmo teu texto e muito bom para diminuir um pouco os sonhos de quem está indo……
Nós escolhemos o Quebec Ville, mas pesquisando depois da entrevista, reparei que Montreal parece ter um sistema de transporte melhor e mais mercado para a minha área.

Tenho uma dúvida que ainda estou buscando a resposta:
Ter escolhido Quebec Ville nós obriga a ir para lá ou podemos mudar de idéia e nos estabelecer em Montreal??
Além disso o Governo dá bolsa para estudar?

Um ótimo 2010 para vcs e boa sorte!!!

Deixe um comentário

