Novidades

21 10 2009

Pedimos desculpas pelo sumiço, mas a verdade é que quando a vida vai entrando na rotina, falta um pouco de inspiração e tempo para escrever. De qualquer forma, ainda temos novidades para contar.

Arrumei meu primeiro emprego!
Comecei a trabalhar há quase 1 mês em uma empresa pequena de informática. Estou lá como programadora/analista .NET e estou gostando bastante.

Foi assim. Eu cheguei a mandar 2 currículos e me cadastrei em diversos sites de emprego, inclusive no Emploi-Québec. A primeira entrevista que fiz, assim que voltei do Brasil, foi completamente desastrosa. Não consegui dizer o que eu queria, me enrolei com termos técnicos que deveria conhecer a esta altura do campeonato… Resumindo: foi uma droga. É extremamente frustrante ter 9 anos de experiência numa área, a vaga ser perfeita para você e você simplesmente não conseguir nem conversar com o possível empregador. Nessas horas, você se pergunta mil vezes o que diabos está fazendo aqui e se fez a coisa certa… Enfim, não desisti.

Num belo dia, uma empresa viu meu perfil no Emploi-Québec e escreveu me pedindo meu currículo. Eu simplesmente não estava esperando, porque não tinha muita experiência com .NET, mas resolvi arriscar e diferentemente da primeira entrevista, me sai muito bem e consegui passar segurança ao conversar com a empregadora. Ela mostrou interesse, já me apresentou para a equipe toda, embora ainda tivesse mais entrevistas pra fazer. Saí confiante.

Na semana seguinte, a empresa entrou em contato comigo dizendo que teria interesse em me contratar, mas eu teria que conseguir a carta PRIIME do governo do Québec. Fui lá no dia seguinte, expliquei a situação e consegui a tal carta. Comecei a trabalhar em seguida.

As pessoas na empresa são bem simpáticas e procuram falar de forma entendível quando vão me passar alguma tarefa, mas não é fácil. Os primeiros dias foram extremamente estressantes, chegava em casa completamente acabada por me esforçar a entender as pessoas, me fazer entender e entender o trabalho que deveria ser feito e já cheguei pondo a mão na massa… Atualmente, continuo chegando muito cansada em casa, mas noto que as coisas vão melhorando com o tempo.

Há certos momentos em que me sinto uma completa idiota por não entender o que me falam. Na hora do almoço, quando todos estão empolgados falando sobre coisas triviais e falando no ritmo normal quebecois, fico lá boiando muitas vezes sem fazer a mínima idéia do que estão falando. Me perguntam algo, eu respondo e lá fico eu calada de novo fingindo entender o que estão falando. Também tem os momentos em que você faz perguntas idiotas, confundindo o francês com o português e o inglês, ninguém entende nada da pergunta e lá vai você desenhar o que quer… Ah, também tem aqueles momentos em que eu queria fazer um comentário legal ou uma piada, mas não sei como fazê-lo e mais uma vez me sinto uma idiota. A moral da história é que você pode até entender bem o francês, mas chegar na fluência ideal é algo extremamente difícil e demorado. Você paga muitos micos pelo caminho, se constrange, se frustra e por aí vai…

No fim das contas, estou muito feliz por estar trabalhando na minha área, por estar conseguindo fazer o meu trabalho apesar das dificuldades e também feliz por ver que a língua melhora a cada dia. Mas não vou mentir, nessa vida de imigrante há muito mais momentos difíceis no dia-a-dia do que momentos bons no início. Tem que ter uma paciência enorme consigo mesmo e com tudo. Recomeçar uma vida, inclusive aprendendo a falar corretamente, não é fácil e também não é para qualquer um. Tem que saber o que quer e continuar perseverando, porque afinal de contas, nós somos brasileiros e não desistimos nunca rs rs rs.

O melhor de tudo é ver o dinheiro entrando de novo na conta, confesso kkkk

Ações

Information

11 responses

21 10 2009
Beatriz Vidal

que legal conseguir emprego. apesar das dificuldades como vc disse, é muito bom se sentir confiante e competente à ponto de um empregador ter interesse em vc e te contratar.

não vejo a hora de sentir um certo “orgulho” sabe?

parabéns e boa sorte. ficará mais fácil com o tempo, c vai ver! 🙂

abraços!

21 10 2009
Rafael Alencar

Parabéns pelo emprego!!
Espero que eu também não demore muito para conseguir o meu!! hehehehe..

Eu sei que o início é difícil (já passei por isso algumas vezes). Mas depois, perceber que voce pode ir a qq lugar do mundo e falar ingles e frances fluente é muito bom!!

Sem contar que a prática e a necessidade são as melhores formas de se adaptar e aprender. Se estivesse em uma aula intensiva aqui no brasil vc nunca ia aprender tanto quanto “precisando” falar frances para comer, trabahar, etc..

Boa Sorte na adaptação!!
Bjs
Rafael e AnaCarol

21 10 2009
Thiago Ticchetti

Aêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Parabéns Roberta!!!! $$ na conta sempre é bom! HAHAHAHAHAHA
Vocês vão ver, logo,logo estarão trabalhando e vivendo muito bem ai.

PS. Meus sogros estão em Vancouver. Estão fazendo uma viagem de carro por essas bandas. E é claro, trazendo as encomendas minhas, da Mariana e do Luiz Guilherme.

bjs e abraços

Thiago

21 10 2009
Ma

É como voce disse minha amiga, recomeçar a vida não é fácil e não é para qualquer um!

Por isso voce vai se dar muito bem por aí!!

Beijo grande!!
Ma

21 10 2009
Jayson e Leandra

Parabéns Roberta. Mais uma conquista importante e tão desejada por imigrantes….continua perseverante e sempre olhando pra frente…..
Sucesso.
Jayson e Leandra.

23 10 2009
Alice

Parabéns!
É só o começo e vc vai se sair cada vz melhor.
bjs

23 10 2009
Elaine

Ê galeguinha, tu num tem noção de como fico orgulhosa com todas as suas conquistas… tou aki sempre na torcida por vc e sei, num tenho a menor dúvida disso, q vai conseguir tudo q deseja e planejou pra vc.
Ô bichinha danada! rs

Beijocas enormes n’ocê e no cunhado.

25 10 2009
P

parabééééńs!!! deve ser complicada a sensação de estar à margem, mas é sim, MUITO bom, já poder retornar ao trabalho, fazer o que gosta e sabe e ver dindim entrar. vai ficar tudo mais tranquilo com o tempo. o mais difícil você já fez!!

bjks
p

25 10 2009
luana

Oi,
Parabens pelas conquistas.
Gostaria de peruntar sobre eu não sou da area de informatica
e nao tenho experiencis , mas pelo que leio nos blogs parece que esta area é mais facil de conseguir emprego, eu gostaris de fazer uns cursos rapidos ainda no Brazil.
Qual curso voce acha mais interesante para conseguir emprego programado( que linguagem), ou redes ou internet.
Aguardo a tua resposta. Obrigada.

5 11 2009
Bárbara

Parabéééns pelo emprego, Roberta! (e me desculpe pelo atraso, é que andei sumida mesmo…).
Que coisa mais boa você estar trabalhando na sua área!
Muito sucesso, paciência com o que pedir paciência e garra pra continuar conquistando cada vez mais!
Beijo grande!
Bárbara.

13 11 2009
Fernando e Gilda

Parabens pelo trabalho Roberta,

Ja moramos por 5 anos em Bostom, onde tivemos bastante dificuldade de adaptar no inicio.Mas com o tempo tudo se ageita. Tivemos dois filhos maravilhosos la. Hoje estamos morando novamente no Brasil, por questoes familiares, mas confesso que tenho saudades de Bostom, embora tenhamos sofrido um bocado com o clima e a saudade.
Mas devo ti dizer algo sobre o Brasil, aqui ja estamos a tres anos da volta e vejo que sofremos de maneira diferente e por razoes adiversas, como saude, educacao, seguranca, perspectiva de um futuro duvidoso.
O Brasil me parece um pais onde todo mundo trabalha muito, mas colhe pouco.
Entao saiba, que na minha modesta opiniao oque mais nos entristesse , saber que temos que escolher em sofrer no Brasil ou fora dele.
Continue firme e nao venha tao cedo, aqui nada mudou..rs.rs

Deixe um comentário

