A dúvida cruel de imigrante: quanto levar?

14 09 2009

Essa questão é bem pessoal, pois cada um sabe onde o sapato aperta, mas quando me fazem esta pergunta, eu respondo sempre: a quantia máxima e sensata que você conseguir juntar.

É certo que é comum subestimar os gastos iniciais numa mudança como esta. Eu tinha na cabeça apenas gastar com o necessário, mas o que é o necessário para mim? Primeiro, se sua casa nova não tiver incluso no aluguel fogão, geladeira, máquina de lavar e secadora, prepare-se para gastar uma boa grana com isso. Foi o nosso caso. Sua casa terá carpete e você tem animal? Inclua um bom aspirador de pó. Vai querer cozinhar e comer em casa? Precisará de utensílios domésticos. Dormir? Precisará de um colchão seja lá como for. E por aí vai. Se você parar para pensar numa casa completa e razoavelmente confortável, verá que é necessário muita coisa, então se prepare para esses gastos iniciais…

Achei as coisas de casa baratas no Canadá. Tem muita opção barata de eletrodoméstico e utensílios, porém os preços das panelas, lençóis e toalhas, achei tão caro quanto no Brasil. Por isso, aproveitei aquela volta para trazer meus lençóis, toalhas, cobertas e travesseiros. Só trouxe também o que eu havia de melhor qualidade e que estava novo, senão não valeria a pena. Se parar para pensar bem, cada objeto que você traz, é um objeto a menos para comprar por aqui. Aí tem que pesar bem o que é importante, literalmente rs rs.

Se vale um conselho, reserve um dinheiro para emergências e não mexa nesse dinheiro a não ser por emergência, lógico. Nossa viagem ao Brasil de última hora foi uma emergência e tivemos gastos altos por isso. Não estava nos planos e de certa forma nosso planejamento inicial foi por água abaixo. Tivemos de recorrer a outro planejamento e trilhar por caminhos diferentes.

É muito difícil e muito estressante ver o tempo passar e o dinheiro ir embora. Acredite, o dinheiro vai embora rápido por aqui. É preciso bastante controle e mesmo assim a vida te pega de surpresa de vez em quando. As dificuldades chegam realmente, você se pergunta mil vezes se era isso mesmo que queria, mas sacode a poeira e vai levando.

Acho que cada dia na vida de um imigrante é uma conquista de fato. Muitos sentimentos contrastantes nos invadem o tempo inteiro e não tem nada que te prepare para isso. Só dá pra saber vivendo… Então, vamos planejar e planejar e planejar antes de vir 🙂

Anúncios

Ações

Information

5 responses

14 09 2009
petula

obrigada por lembrar dessas coisas… realmente o custo inicial deve ser barra. e bom saber que minha idéia de levar uma ou duas tolhas e jogo de cama não é assim tão doida!
🙂

o difícil é realmente juntar muita grana… acho que pra nós,no geral, dá no máximo pra juntar um kit de sobrevivência. mas certamente não só os 3mil que o governo da província estipula. ao menos não em montréal!!

[]s
p

14 09 2009
Ricardo

Planejar é importante, sem dúvida ! Seguir o planejamento que é o mais complicado.
Excelente post !
Ricardo e Caia

15 09 2009
Kátia

Olá Beta, a idéia do blog é realmente ótima para saber como vcs estão. Desculpem, mas minha vida de dondoca de casa é bastante cheia,rsrsrsrs…por isso só agora estou escrevendo.
Realmente quando planejamos uma coisa esquecemos de pensar nas pedras do caminho, pode até parecer e ser desesperador encontrar essas pedras, mas são elas que tornam nossas conquistas mais valiosas…o importante é ter sempre um objetivo, uma meta, planejar nossos passos e começar a andar, na verdade todo dia estamos replanejando..
Força, vcs sabem onde querem chegar…
bjs
Kátia

16 09 2009
Danielle

Oie, tem um tempo que acompanho o blog de vcs mas nunca comentei.
Tbm sou de Brasilia. Temos nossos vistos ja em maos porem ainda nao temos a data, pensamos em outubro ou novembro.
Planejamos tanto que vira e mexe a gente fica pensando se esta tudo ok. Penso como voce, em levar algumas coisas boas daqui…estivemos no canada algumas vezes e deu para ter noção do preço das coisas por ai.
Lavarei conj. de cama, algumas coisas qu etemos aqui que serao uteis ai…e alem do mais de 5 em 5 dolares…se gasta bastante e nem sente, e cho que 120 dolares em uma mala extra da pra levar muita coisa 🙂

Tudo de bom pra vcs

Danielle

10 05 2010
romao cumbucane

sou jovem mocambicano, agora to na argelia a estudar franceis ,o meu grande sonho e de estudar em canada , aqui na argelia avida e dificil devido a religiao muculumana, gostaria de saber como posso me imigrar para canada e qual e valor minimo para levar em mao, dado que nao tenho familia e sou orfao de pai e mae, faria da tudo so para continuar os meus estudos decentemente. merci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: