Primeira semana no Québec

16 07 2009

Realmente, a primeira semana é intensa. São muitas novidades para ver, coisas a resolver, apartamento para alugar, ter de aprender a se locomover de ônibus e ainda se estressar para se comunicar. O transporte público em Ville não é um dos melhores e é complicado ir pra certos lugares. Hoje ficamos 40 minutos numa parada esperando um ônibus até que nos tocamos de perguntar se ele ainda passava ali. Foi quando descobrimos que ele só passava no período da tarde. Se você não consegue pegar o papel com o trajeto e os horários, fica um tanto quanto perdido, o que não significa que seja fácil com o papel rs rs rs. Resultado: desistimos de ir onde queríamos, porque é uma verdadeira viagem ir pra lá… Não é fácil viver sem carro nessa cidade.

Dica obrigatória para quem depende do ônibus é comprar os cartões OPUS da RTC. Com esse cartão, você anda livremente em todas as linhas o quanto quiser durante o mês. Custa cerca CAD$ 71,00. Se for pagar em dinheiro, tenha em mão a quantia correta em moedas, pois não há troco. Você coloca a quantia tipo numa urna e ninguém vai conferir se está certo. Cada passagem custa CAD$2,60 e acredite, você gasta bastante dinheiro por dia se for pagar em espécie.

A cada dia, pegamos alguns macetes do sotaque quebequois e também perdemos a vergonha de falar as coisas. De vez em quando, eu ainda desisto de perguntar algo por não conseguir me comunicar, mas continuo persistindo. As pessoas aqui são bem pacientes e raramente vemos alguma cara feia ou má vontade em ter de falar de forma mais lenta. Às vezes, a ficha demora a cair que você está vivendo num país com língua diferente e engatamos o português sem querer.

Tem feito frio ultimamente pelo menos pra nós que acabamos de chegar. Foi bom ter trazido alguns casacos do Brasil, pois são eles que estão quebrando o galho aqui. Os comentários que temos ouvido é que o verão atual está sendo atípico, mas mesmo assim vemos as pessoas andando de shortinho curto e sandálias pela cidade. Em comparação com o inverno, com certeza deve ser quente para eles rs rs rs.

Com relação às compras, tem que se controlar, porque tem muita coisa bacana por aqui. As máquinas de cartão de crédito e débito são meio diferentes das nossas, tem mais opções pra se escolher e nos restaurantes tem até a gorjeta pra se informar nelas. As gorjetas são meio que obrigatórias por aqui, é um costume forte. Funciona como nossos 10%, mas de forma diferente. Ainda estou tentando entender.

No mais, continuo me surpreendendo com o tamanho jumbo das coisas. Dá uma checada nesse novelo enorme de lã.

IMG_1609

Até mais!

Anúncios

Ações

Information

8 responses

16 07 2009
Manuela

Roberta!!!

Adorei as notícias!!! Já achou um apt? Ai como eu já queria estar ai!

Bjoes

16 07 2009
Aline

Bom, uma semana.. Mais umas duas e vocês vão estar tinindo no francês para perguntar tudo e pegar os ônibus certos.. rs..
Boa sorte!!!

Beijos!

16 07 2009
Ricardo Buzolin Malaman

Valeu pelas dicas elas serão muito úteis. Chegaremos em Outubro ! Até !

Ricardo e Caia

16 07 2009
Michelle

kkkkk, que novelo enorme…

Muito bom saber do desenrolar das coisas, de fato em mais alguns dias vocês já estarão tinindo no francês e bem habituados à cultura canadense. 😉

Beijinhos!

17 07 2009
Hélcio

E ai Roberta,

Parabéns para vocês o blog ta ótimo e bem completo… É muito bom conhecer um pouquinho de como é ai e a experiencia de vocês….

Tudo de bom pra vocês.
Muita luz.

Beijos.

17 07 2009
Thiago Ticchetti

Faaaaaaaaaaaaaaala pessoal! Vou ficar de olho no blog de vocês para saber das novidades! Se ajeita logo ai que daqui a alguns anos o Luiz Guilherme vai estudar no Canadá e ficar na casa do “tio Lucas” e da “tia Roberta”. abraços

20 07 2009
Jayson Barretti

Parabéns pelo site repleto de informações importantes para nós que em breve estaremos em Ville de Québec.

Eu e minha esposa, Leandra, esperamos conhecê-los em Ville de Québec, chegaremos em Novembro/2009.

Abraços.

Jayson e Leandra.

27 07 2009
Alice

Roberta, a Clara vai surtarrrr com esses novelos…rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: