Para Exercer a Profissão de Administrador em Québec

11 08 2008

Finalmente achei uma informação oficial sobre minha área profissional em Québec. Pelo que eu li até agora, a situação é bem parecida com a do Brasil. A pessoa formada em Administração pode ocupar qualquer cargo, mas apenas o profissional escrito na Ordem tem o direito de utilizar o título de Administrador.

 

Não que isso seja muito importante, por exemplo, eu sou membro do Conselho Regional de Administração – CRA e nunca precisei utilizar meu número de registro ou assinei algum documento como Administrador. Agora, estando no Québec, na situação de imigrante, isso pode ser um diferencial.

 

Vou traduzir apenas o resumo disponível em uma publicação do site Immigration-Quebec. Como o meu francês não é muito bom ainda, antes de qualquer providência leia o conteúdo oficial. Quem quiser sabe informações sobre o assunto pode acessar essa publicação ou acessar o site da Ordem dos Administradores.

 

 

Procedimento para fazer o reconhecimento da equivalência do seu diploma ou de sua formação:

 

1 – Você deve preencher o formulário prescrito pela Ordem e fornecer os seguintes documentos:

 

> registro acadêmico, incluindo uma descrição das disciplinas cursadas, o número de créditos relacionados e os resultados obtidos;

 

> Diploma de Graduação;

 

> Certificado de participação em um estágio ou qualquer outra atividade de formação contínua e de desenvolvimento no domínio da administração;

 

> Comprovação da experiência profissional;

 

> Currículo detalhado e recente;

 

> Pagar taxa de $ 86,00 para cobrir os custos de investigação do dossiê. Essas taxas não são reembolsáveis.

 

Somente as demandas devidamente cumpridas e acompanhadas de todos os documentos exigidos serão avaliadas.

  

Os documentos apresentados devem ser originais ou cópias autenticadas. Documentos escritos em outros idiomas que não francês ou inglês, o candidato deverá também fornecer uma tradução em francês ou inglês feito por um tradutor “juramentado” ou por autorizadas oficiais.

 

2 – Você receberá por escrito a decisão da Ordem ao reconhecimento da equivalência do seu diploma ou da sua formação. Em caso de recusa, a Ordem irá informá-lo o que falta no seu “currículo” para conseguir o reconhecimento da equivalência.

 

 

Observações:

 

– A Ordem exige cinco anos de experiência em administração, gestão, negócios ou comércio para fazer parte da Ordem. Os candidatos podem compensar a falta de experiência passando por um exame escrito. O custo da avaliação é de $ 345,08 (incluindo imposto).

 

– Você pode iniciar o processo ainda do Brasil. Não é necessário ser cidadão canadense ou ter residência permanente, mas é necessário o conhecimento da língua francesa.

 

Um abraço,

 

L. S.

 

 

 

Anúncios

Ações

Information

3 responses

9 03 2009
Rodrigo

Boa tarde, também estou fazendo o processo de imigração, bem como trambém sou Administrador, resido em Recife e bem… gostarai de saber se terias alguma indição de onde procurar oportunidades de trabalho e/ou dicas.
Eu e minha esposa vamos fazer a entrevista dia 15/04/09 em Salvador.

Att

Rodrigo Lopes

26 10 2009
EDILENE COSTA

Olá

Muito bom o seu post, já estava zonza de tanto pesquisar sobre a área ADM em quebec.
Se não for incomodo, gostaria de mais informações sobre a demanda para ADM em quebec, pois sou formada em ADM com enfase em Gestão Financeira para instituições financeiras.

Obrigada,

22 12 2009
Élida

Olá, gostei muito do seu site, bem objetivo. Gostaria de saber se vc já tinha mais de 5 anos de experiência e se não tinha, como foi a questão da prova, se tem datas marcadas e se só são aplicadas no Canadá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: