Assistência ao Imigrante Recém-Chegado

2 07 2008

Em Quebec existem diversas organizações comunitárias ligadas ao MICC (Ministère de l’Imigration e dês Communautés Culturelles), que oferecem diversos tipos de serviços para ajudar de forma concreta na integração do imigrante recém-chegado a sua nova sociedade, pois conhecem muito bem as suas necessidades.

Hoje, vou comentar sobre uma dessas organizações comunitárias, que conheci por um acaso assistindo a uma série de reportagens (Canadá, a Nova América*) da TV Record. O repórter entrevistou alguns funcionários e também imigrantes que utilizaram os serviços da PROMIS (Promotion, Intégration e Société Nouvelle).

Fiquei curioso e fui pesquisar mais sobre a PROMIS, que está localizada no bairro de Côte-des-Neiges**, na ilha de Montreal, e é o destino de mais 74% dos imigrantes que vão para o Quebec. Provavelmente, muitos de nós conheceremos os funcionários da PROMIS pessoalmente :-).

A PROMIS, assim como outras organizações espelhadas pela cidade, oferece vários serviços para o imigrante. Vou listar alguns desses serviços e fazer um resumo (informações tiradas do site da PROMIS):

– Programme d’accompagnement aux nouveaux arrivants (PANA)

Programa do MICC para facilitar a integração harmoniosa dos imigrantes recém-chegados à sociedade quebequense. Fornece as família ou pessoas solteiras ajuda necessária para sua adaptação.

– Soutien aux Familles (Apoio as Famílias)

Facilitar a integração das famílias recém-chegadas. Os agentes visitam a casa da família para avaliar as necessidades específicas e encontrar respostas adequadas aos problemas percebidos.

– Francisation

Curso de francês oferecido gratuitamente, em tempo integral ou parcial, aos novos imigrantes. Contribui para facilitar sua integração lingüística a sociedade quebequense e melhor prepará-lo para o mercado de trabalho.

Obs: O MICC tem um programa de ajuda financeira enquanto durar o curso, pois sendo em horário integral você não tem como trabalhar. Se eu não me engano, os imigrantes que participam do curso recebem 23,00 dólares canadenses por dia de curso. Para mais informações clique aqui.

– Intégration en Emploi

Apoiar e assistir os imigrantes em busca de emprego. Oferece orientação personalizada para ajudá-lo a melhorar as suas competências pessoais.

———————————————————————————————

Outros serviços são prestados por essas organizações. Eu fiz apenas um resumo do que eu achei ser mais importante.

* Você pode baixar os vídeos do Youtube ou pode acessar o blog Canada-Brazil, onde encontrei o link direto para os vídeos.

** A PROMIS, especificamente, atende preferencialmente os moradores de Côte-des-Neiges. Quando souber em que região você vai morar, procure no site do MICC qual a organização comunitária que atende essa região.

À bientôt!

L. S.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: