Você Sabia?

30 06 2008
Na semana passada eu publiquei aqui no blog um comentário sobre o Guia Apprendre le Québec. Falei da importância da leitura do Guia para ajudar na sua integração a sociedade quebequense e citei ainda alguns assuntos interessantes abordados no Guia.

Hoje, vou comentar sobre um assunto que encontrei no tópico “Sociedade Quebequense” que achei muito conveniente, pois aqui no Brasil é fácil encontrar alguém desrespeitando esse princípio. Como sempre diz minha esposa: “é a mania eterna do brasileiro de querer se dá bem em tudo”.

Bom, espero que você não se enquadre nessa categoria, pois vai ter que aprender a ser educado antes de sair do Brasil ou vai passar muita vergonha no Canadá. Para quem ainda não teve a oportunidade de ler o Guia, veja uma das dicas do tópico:

“Na vida pública, à espera de um serviço, habitualmente os quebequenses respeitam o princípio de que “o primeiro a chegar é o primeiro a ser servido”. Quer seja em uma loja, no banco, na parada de ônibus ou no cinema, cada um aguarda a sua vez. A pessoa que não respeitar a ordem corre o risco de ser chamada a atenção pelos cidadãos.”

Como essa dica que apresentei acima, o Guia dá várias outras, como por exemplo:

“A sociedade quebequense de hoje possui mais de uma centena de comunidades culturais. De línguas, culturas e de religiões diversas. Essas comunidades contribuem significativamente para enriquecimento econômico, social e cultural do Quebec. Eles vivem de forma pacífica e harmoniosa e são encorajados a manter relações interculturais”.

“Os quebequenses geralmente levam muito a sério os seus compromissos em relação ao tempo. Pontualidade é imprescindível”.

“Para interagir e comunicar uns com os outros, os quebequenses preferem simplicidade. Eles se comunicam normalmente com um nível bastante direto, precisa e explícita. Eles costumam manter certa distância física entre eles e seu interlocutor, demonstrando assim o seu respeito pelo espaço pessoal do outro”.

Ficam aí mais algumas dicas!

Um abraço,

L. S.

* Tópico: La Société Québécois. Página: 12. Assunto: Le saviez-vous?

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: