Mudanças na Lei de Imigração

23 06 2008

Estou um pouco atrasado, a notícia foi vinculada na impressa canadense no dia 09/06, mas ainda acho interessante postar a notícia aqui. Quem quiser pode ler a notícia em francês, direto do site da Cyberpresse: www.cyberpresse.ca/article/20080609/CPACTUALITES/80609236. Quando tiver novidades sobre o assunto comento no blog.

 

Imigração: Projeto de Lei dos Conservadores Aprovado              

 

Reportagem: Bruce Cheadle – Presse Canadienne – Ottawa

Tradução (meia boca): L. J

 

O controverso Projeto de Lei dos conservadores para reformar a lei sobre imigração foi aprovado na segunda-feira à noite pela “Câmara dos Comuns”.

 

As alterações na lei permitirão a Ministra da Imigração Diane Finley a acelerar o processamento dos pedidos de imigrantes com qualificações que o país necessita, enquanto que os imigrantes que não tem as mesmas qualificações provavelmente terão mais dificuldades para vir se estabelecer no Canadá. O Governo pode, além disso, graças às modificações na lei, limitar o número de demandas de imigração.

 

Os conservadores argumentam que tais medidas são necessárias para acelerar a entrada no país de mão-de-obra que o Canadá tem uma necessidade urgente, ao mesmo tempo reduzir os atrasos nos pedidos.

 

Mas os opositores alegam que estas disposições dão demasiados poderes discricionários a ministra, reduzindo a transparência e torna o sistema vulnerável aos abusos. 

 

Os três partidos da oposição, que representam a maioria dos parlamentares, têm criticado fortemente o Projeto de Lei conservador, mas o número de liberais ausentes na Câmara foi tal que o Projeto de Lei foi facilmente aprovado por 120 votos contra 90.

 

Os deputados liberais têm, no entanto, afirmado aos partidários frustrados que reverterão as modificações na lei quando eles forem novamente chefe do governo.         

 

O chefe do Novo Partido Democrático, Jack Layton, sustentou que os liberais deixaram passar uma oportunidade histórica de bloquear uma medida tão ruim.

 

A alteração da lei se aplica a todos aqueles que tenham pedido para poder se estabelecer no Canadá após 28 de fevereiro ou 1 de março deste ano, mas não aos 900.000 candidatos a imigração que já aguardam o processamento do seu dossiê.  

 

A ministra Finley afirmou que o Projeto de Lei fornecerá recursos adicionais para eliminar a demora dos processos pendentes. Os critérios de seleção continuam imprecisos, mas a Sra. Finley garantiu, no mês passado, que o processamento dos pedidos levará em consideração os comentários das províncias, dos empregadores, dos sindicatos e das outras partes interessadas.

 

A deputada neo-democrática Olivia Chow disse que resta esperar que o Senado, dominado pelos Liberais, bloqueiem a adoção do Projeto de Lei por tempo suficiente para que a oposição se organize, no outono, mas ela permanece cética. Os Liberais “são intimidados pelos conservadores Mr. Harper”, disse ela.

 

Um abraço!

 

L.

 

 

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: